Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.


Em um mundo tão carente de valores que enobrecem os homens, torna-se fundamental existir um
local onde haja pessoas que tenham, como propósito, passar esses valores através de uma ação


hoje é motivo fundamental a existência de locais específicos para isso





PROJETOS SOCIAIS





 
25/04/2017
POPULAÇÃO DO ENTORNO
População do entorno
O Centro Espirita e de Caridade “Dr. Luiz Monteiro de Barros” se situa e desenvolve seus trabalhos religiosos e assistenciais no território dos Bairros: Vila Nova, Paquetá e Vila Matias.

Segundo o estudo do último IBGE realizado em 2010 calcula-se cerca de 16.916 habitantes residentes nessa região.

Os bairros citados acima foram de grande importância para o povoamento e desenvolvimento da Cidade de Santos nos séculos anteriores, por estar localizado nas imediações do maior porto da América Latina e com o passar dos anos houve um crescimento demográfico do país e no mundo, além do avanço da tecnologia no mundo, assim necessitando a ampliação do espaço geográfico dos terminais portuários para a movimentação das cargas de importação e exportação no Brasil. Sendo que neste local abrigava no passado luxuosos casarões pertencentes aos senhores do café e a elite Santista, época essa conhecida como “Ouro Verde”, devido à grande circulação do produto no Município. Porém ao findar esse ciclo desapareceram os grandes empresários do produto e a classe alta migrou-se para novos bairros emergentes com prédios e melhores acomodações e dando lugar a uma população paupérrima.

Vale lembrar que os casarões resistiram a ação do tempo e a falta de manutenção transformando-os em cortiços ou casas de cômodos. Esses lares que antes acomodavam somente um núcleo familiar, hoje abriga cerca de doze famílias ou mais, com um fator agravante possui apenas um banheiro coletivo e na sua divisão dos cômodos para locação tornou-se um ambiente sem luz e ventilação e insalubre um grande proliferador de doenças como tuberculose, DST, drogas e álcool.

Nesse território a um elevado número de Organizações Sociais Governamentais e Não Governamentais que trabalham incessantemente afim de amenizar a miséria do local, todavia não conseguem dar respostas as questões sociais existentes, por causa de políticas públicas ineficientes. Os moradores da região são na sua maioria pessoas com baixa escolaridade ou nenhuma, trabalham em subemprego ou realizam pequenos trabalhos informais como mão de obra barata e sem qualificação profissional.

Triste é saber que nas ruas desses bairros circulam as maiores riquezas entrando e saindo do país, assim como igualmente reside nos seus porões e calçadas uma população quase miserável.

Ao longo desses dezoito anos o CECLMB vem trabalhando com o processo (re)educativo dessa comunidade. Ressaltando a importância de valores éticos e morais, bem como os princípios básicos do cristianismo: O amor ao próximo, a importância da pratica do bem, da caridade, da solidariedade e o compromisso com o outro.


Atalhos da página








SEDE CENTRAL DO CENTRO ESPÍRITA E DE
CARIDADE DR. LUIZ MONTEIRO DE BARROS


Rua: Silva Jardim, 01, Vila Nova - Santos - SP, 11015-021

Rede Corporativa e-Solution Backsite