Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.


Em um mundo tão carente de valores que enobrecem os homens, torna-se fundamental existir um
local onde haja pessoas que tenham, como propósito, passar esses valores através de uma ação


hoje é motivo fundamental a existência de locais específicos para isso





PROJETOS SOCIAIS





 
20/02/2017
HISTÓRIA DO CENTRO
História do Centro Espírita
O QUE PODE UM GRUPO DE AMIGOS QUANDO O OBJETIVO É SERVIR AO PRÓXIMO, ATRAVÉS DA FÉ NO AMOR DE JESUS? 

Em 1994, alguns amigos, inspirados pela proposta doutrinária da Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME SP), resolveram fundar a Associação Médico-Espírita na Baixada Santista e passaram a desenvolver atividades de Estudo Científico e Filosófico da Doutrina Espírita, no Centro Fraternidade Espírita, em Santos, em parceria com a Universidade Santa Cecília, buscando a relação humanístico-espiritual na prática clínica da Medicina, visando estabelecer as relações do mundo invisível com o mundo físico na profilaxia, gênese, desenvolvimento, abordagem terapêutica e cura das doenças físicas, emocionais, mentais e espirituais do ser humano, em uma abordagem holística e integral da vida, do homem e de suas relações com o meio em que vive e se manifesta. Estava fundado, em 1995, o primeiro Curso de Saúde e Espiritualidade do Brasil, em meio universitário, sob os auspícios do alto e a orientação da digníssima mentora Dra. Marlene Nobre (1937-2015), então presidente da AME SP, com a proteção dos abnegados mentores espirituais, zelado de forma especial pelo querido Dr. Bezerra de Menezes, padrinho espiritual das AMES.  

Em 1997, sob inspiração dos Espíritos Superiores, veio singela sugestão, através da mediunidade bendita do Sr. Spartaco Ghilardi (1914-2004), do Centro Espírita Batuíra, na cidade de São Paulo/SP, da necessidade da fundação de um Centro Espírita, que pudesse oferecer oportunidade de trabalho, compromisso no bem e desenvolvimento do amor através da prática da caridade abnegada, àqueles companheiros da AME da Baixada Santista que se mantinham compromissados com o trabalho da divulgação da causa médico-espírita. Essa Instituição, segundo o Sr. Spartaco, deveria homenagear o abnegado trabalhador espiritual Dr. Luiz Monteiro de Barros (1911-1982), que ora, quando encarnado, havia sido um dos fundadores da Associação Médico-Espírita de São Paulo, dentre outras atuações relevantes na divulgação da doutrina espírita, como a Federação Espírita do Estado de São Paulo e o Instituição Beneficente Nosso Lar.

Foi assim que, em 02/11/1997, lançou-se a pedra fundamental do Centro Espírita e de Caridade “Dr. Luiz Monteiro de Barros”, com o encontro dos amigos José Nilson Freire, Rosa Cheung e Caetano di Santis. A partir dali, novo de amigos passou a reunir-se semanalmente, a saber: José Nilson Nunes Freire, Orígenes Caetano di Santis Bastos, Ricardo Azevedo Sallum, Rosa Cheung, Fernando Augusto Guimarães de Andrade, Décio Iândoli Júnior, Tereza Cristina Or, Nilson e Sônia Prazeres, Míriam, Enrich, dentre outros, e, em prece, passaram a rogar o amparo dos Espíritos de Luz para aquela iniciativa.

Em 30/08/1998, contando com a presença de amigos e de familiares do querido mentor, foi inaugurado o Centro Espírita e de Caridade “Dr. Luiz Monteiro de Barros” com palestra proferida pela estimada Dra. Marlene Nobre, tendo sido constatada, pela mesma, assim como por outros médiuns presentes, a presença amiga do Dr. Luiz Monteiro de Barros e do Eng. Luiz Olímpio Guillon Ribeiro (1875-1943).

Inaugurada a Casa Assistencial, àquela época, na Rua Sete de Setembro, intentou-se, a princípio, fazer trabalho humanitário com as crianças carentes da região, e encetou-se, como primeiro trabalho benemerente do grupo, promover Cafés da Manhã para as pessoas mais pobres da região, objetivando-se diminuir a carência material e espiritual dessa parcela da população. Ora, abertos os trabalhos, a casa foi visitada por um cachorro apenas, que deu o ar da graça e foi o único a se apresentar para lograr o ensejo oferecido. Foi então que uma das fundadoras da casa, a Sra. Rosa Cheung, resolveu buscar amparo e esclarecimento sobre a direção a ser tomada nos trabalhos assistenciais do Centro, empreendendo visita ao médium Chico Xavier (1910-2002) na cidade de Uberaba (MG) em novembro de 1998.

Não conseguindo palestrar com o querido médium, retornou à cidade de Santos, sendo gratamente surpreendida ao ser notificada que naqueles mesmos dias os irmãos moradores em situação de rua passaram naturalmente a freqüentar o lugar, encontrando, nas portas abertas do CEC Dr. Luiz Monteiro de Barros, nas suas manhãs abençoadas, o pão e o café para alimentar o corpo e aliviar as provações do dia e, nos amigos espirituais, o amor que consola a alma e faz florescer a esperança diante das vicissitudes da vida. E assim tem sido ininterruptamente.

São dezenove anos! Anos de muito trabalho e luz! O Centro Espírita e de Caridade “Dr. Luiz Monteiro de Barros”, desde então, se desenvolveu, abriu novas frentes de trabalho assistencial, tornou-se uma verdadeira escola do Evangelho de Jesus, estabelecendo-se não somente como uma casa de caráter socioassistencial, mas como uma verdadeira escola de educação de almas, um Centro Espírita. Ele mantém suas portas abertas não somente aos mais necessitados do amparo material, mas a todos aqueles que acreditam estar, na Caridade, a grande oportunidade de evolução do espírito imortal.


Atalhos da página








SEDE CENTRAL DO CENTRO ESPÍRITA E DE
CARIDADE DR. LUIZ MONTEIRO DE BARROS


Rua: Silva Jardim, 01, Vila Nova - Santos - SP, 11015-021

Rede Corporativa e-Solution Backsite