Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.


Em um mundo tão carente de valores que enobrecem os homens, torna-se fundamental existir um
local onde haja pessoas que tenham, como propósito, passar esses valores através de uma ação


hoje é motivo fundamental a existência de locais específicos para isso





PROJETOS SOCIAIS





 
18/02/2017
HISTÓRIA PELA VISÃO DOS FUNDADORES
Visão do Origenes Caetano de Santis de Barros
É O PLANO MAIOR QUE FAZ ACONTECER O TRABALHO FRATERNO

Quando fazemos parte de um trabalho fraterno, não devemos ter dúvidas de que existe um plano maior pré-estabelecido para que tudo possa acontecer de acordo com as necessidades daquele momento, da região, das pessoas, etc. Logo, estamos inseridos num contexto de vida muito semelhante ao nosso próprio perfil.

Não foi diferente com esta Instituição.

Lembro-me bem daquela época, em que os primeiros Encontros, Simpósios e Seminários da AME (Associação Médico-Espírita) já aconteciam.

Dr. José Nilson Nunes Freire arrastava consigo alguns amigos de caminhada, convidando-nos a iniciar esta presente obra. Todos os domingos, pela manhã, nos reuníamos, para fazer a leitura do “Evangelho Segundo o Espiritismo” seguido de breve comentário. O local? Uma casa bastante antiga na região do mercado velho.  Posteriormente, ele, o Dr. José Nilson, nos levava, eu, Décio, Fernando e Teresa para um cafeinho, em padaria próxima, encontro que nos aproximava de um objetivo maior. Aproximadamente durante um ano fizemos esse ritual.

Inicialmente, Dr. José Nilson pensava em reformar aquela antiga casa para a fundação do “Luiz Monteiro de Barros”, pois o Ilmo. Médium paulista, Sr. Spartaco Guillardi havia recomendado a fundação da casa homenageando o Digníssimo Mentor.

Como a reforma da casa ficaria muito cara, fora das nossas possibilidades econômicas, optou-se por fundar a Instituição na Rua Sete de Setembro, nº 22. E assim aconteceu!

No dia 30 de agosto de 1998, foi fundado o Centro Espírita e de Caridade “Dr. Luiz Monteiro de Barros”(CECLMB). Dra. Marlene Severino Nobre abrilhantou-nos com a palestra inaugural. Narrou ela a presença de vários amigos espirituais, dentre eles D. Guilhon Ribeiro, Nilo Cairo, etc.

No início, fazíamos as reuniões de estudo, palestras públicas e passe.

Nas atividades assistenciais, inicialmente fizemos café para crianças que nunca apareceram. Em seu lugar, foram se achegando moradores em situação de rua. Daí em diante, tornou-se este o público alvo – firmando-se como base assistencial desta casa.

Um ano antes da inauguração, precisamente no dia 02/11/1997, foi realizada a primeira prece rogativa com vista à fundação do Centro. Estavam presentes eu, Dr. José Nilson e a Srta Rosa Cheung.

Foi montado um estatuto, que definia eleições a cada dois anos, conforme preconizado por Allan Kardec quando orienta sobre como deve ser a constituição de uma casa espírita.

Com o passar do tempo, adquirimos um imóvel na Rua Campos Salles, nº 45 e, àquela época, todos os trabalhos assistenciais e espirituais foram transferidos para esse novo endereço, permanecendo na Rua Sete de Setembro somente o nosso bazar. 

Posteriormente, o Centro adquiriu mais dois imóveis na Rua Uruguai, nº 39 e 41. A Sede do CECLMB permaneceu no nº 39 e o Projeto Escola Allan Kardec, trabalho assistencial para as crianças carentes do entorno, funcionou no nº 41, até a inauguração da atual Sede.
Passamos a fazer eventos para arrecadação de recursos para a construção de uma nova sede. Foi em parceria com o Sr. Teixeira, da Construtora Macuco, que iniciamos a obra física da nova sede.

Com o passar do tempo, muitos amigos chegaram para ajudar neste trabalho.

Acredito que esta Instituição é a própria caridade em ação da AME. 

A AME, com finalidades distintas, passou a fazer o exercício da caridade através do CECLMB.

Neste ínterim, voluntários, parceiros, sócios, amigos e simpatizantes foram se unindo e diversas frentes de trabalho foram se somando, sempre tendo como objetivo primordial desenvolver, através da caridade, o sentido maior da vida que é o amor.

Caetano di Santis


Atalhos da página








SEDE CENTRAL DO CENTRO ESPÍRITA E DE
CARIDADE DR. LUIZ MONTEIRO DE BARROS


Rua: Silva Jardim, 01, Vila Nova - Santos - SP, 11015-021

Rede Corporativa e-Solution Backsite