Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.


Em um mundo tão carente de valores que enobrecem os homens, torna-se fundamental existir um
local onde haja pessoas que tenham, como propósito, passar esses valores através de uma ação


hoje é motivo fundamental a existência de locais específicos para isso





PROJETOS SOCIAIS





 
20/02/2017
PARA MORADORES DE RUA
Projetos Sociais para moradores de Rua
O Projeto

Há 17 anos atendendo moradores em situação de rua na região do Mercado Municipal de Santos, no Bairro Vila Nova. O projeto fica locado no Centro Espírita Dr. Luiz Monteiro de Barros e foi institucionalizado em 2015. O trabalho nasceu da necessidade de resgatar a dignidade e a identidade do cidadão em situação de rua e é financiado através da captação de doações e também por verbas arrecadadas através de eventos e parceiros da instituição.





 
 

Oferecemos café da manhã*

Todo dia, às 7h, 50 moradores de rua entram no Centro Espírita e recebem 4 pães com manteiga e café a vontade. Do lado de fora da casa, também são fornecidos 2 pães e café para mais 100 moradores do entorno. Durante o café também é oferecido o passe, palestra de cunho moral, para aqueles que tiverem interesse.

 

 




Um banho quente

Dos 50 moradores que entram na casa por dia, 25 tem a oportunidade de tomar um banho. O Centro disponibiliza 4 banheiros com chuveiro de água quente, sabonete, shampoo e toalhas. Cada detalhe foi pensado para proporcionar ao indivíduo uma experiência atenciosa e humana, para que ele se sinta acolhido e cuidado.

 



 
 
Possibilidade de cortar o cabelo

Às segundas-feiras, voluntários vem ao Centro a partir das 5h45 para realizar cortes de cabelo, no período do café da manhã. Todo o ambiente de banho/corte de cabelo possui espelhos para que os moradores em condição de rua possam ver sua imagem refletida e sentirem-se cidadãos com visibilidade. É importante para eles se verem limpos, alimentados e cuidados, para que se sintam parte da sociedade que muitas vezes não os enxerga.






Roupas limpas para troca

Após o banho, as roupas sujas são recolhidas para serem lavadas e roupas limpas são oferecidas aos moradores. As peças vão de roupas íntimas a camisas, chinelos, bonés, etc.







 
Kits de higiene completos

Ainda após o banho, são distribuídos kits de higiene para serem levados com sabonete, aparelho de barbear, escova de dente, pasta de dente, bucha de banho e shampoo.

 







Jantar completo servido durante a semana*

Toda segunda, quarta, sábado e 2º domingo do mês, às 16h30, é servido um jantar nos mesmos moldes do café da manhã. O cardápio varia de acordo com as doações recebidas e com os voluntários que preparam a refeição.








 
Acompanhamento com assistente social

É oferecido um atendimento direto com a assistente social para ajudar os cidadãos na elaboração de currículos, no contato e encontro com a família e na emissão de documentos perdidos.



 
O Projeto é realizado com a ajuda de voluntários dispostos a se doar com todo o carinho para ajudar aqueles em situação de necessidade. Você também pode fazer sua parte! Além de doações de roupas, alimentos e material de higiene, você também pode se reunir num grupo de 10 amigos e oferecer o serviço de mão de obra, fazendo parte dos nossos eventos, cafés da manhã e jantares. Entre em contato, basta ter vontade e disponibilidade para ajudar!




*Os dias vagos para oferecer café da manhã e jantar estão disponíveis para novos grupos de voluntários que desejem colaborar com a realização dessas atividades.



Atalhos da página








SEDE CENTRAL DO CENTRO ESPÍRITA E DE
CARIDADE DR. LUIZ MONTEIRO DE BARROS


Rua: Silva Jardim, 01, Vila Nova - Santos - SP, 11015-021

Rede Corporativa e-Solution Backsite